segunda-feira, 25 de abril de 2016

Bicicleta Fixa: saiba como funciona

As bicicletas fixas tem chamado bastante atenção ultimamente principalmente pelo seu modelo elegante e colorido, se tornando um tipo de bicicleta da moda, apesar da dificuldade maior em pedalar nesse modelo. 

Nesse sentido, muitas pessoas podem olhar para bicicletas fixas e não notar nenhuma diferença, porém, na hora de pedalar a diferença é gritante, onde a principal delas se faz em relação ao fato de que a bicicleta fixa não possui roda livre, ou seja, os pedais se movem o tempo todo com as rodas, e não existem freios.


A bicicleta fixa foi o primeiro modelo de bicicleta, e há muitos anos atrás, todos utilizavam esse tipo de bicicleta, desde os entregadores, até os atletas. 

Nesse sentido, a bicicleta de roda fixa sempre foi o modelo utilizado nas competições de ciclismo de pista, sendo o velódromo o melhor lugar para fazer uso desse tipo de bicicleta. 

A bicicleta de roda fixa é a escolhida para a competição, uma vez que o modelo comum de bicicleta não alcançaria a velocidade necessária para manter a bicicleta naquela inclinação, ou seja, aqui, percebemos que a bicicleta fixa possui um poder de potência e velocidade muito maior do que a bicicleta comum, sendo está bastante utilizada por entregadores em grandes cidades como Nova Iorque.

Por não possuírem freios, a frenagem da bicicleta fixa é feita através dos próprios pedais, sendo um tanto quanto complicado fazer a manobra de frenagem nas primeiras vezes. As bicicletas fixas também não possuem marcha. 

Mais leves, mais fáceis de carregar e com menos itens, resultando em economia com manutenção e maior segurança por ser pouco atraente a ladrões, essas bicicletas têm sido a escolha de muitos ciclistas que trabalham com esse meio de transporte.

Quanto ao design, as bicicletas fixas tem se tornado verdadeiras obras de arte, podendo ser coloridas e customizadas de diversas maneiras, trazendo inclusive bastante orgulho aos donos, e causando admiração por aqueles que veem a bicicleta na rua. Algumas pessoas inclusive, tem utilizado a bicicleta fixa não para pedalar, mas como item de decoração em suas casas.

Essa fama toda da bicicleta fixa ainda se faz em relação ao público hipster, que tem preferido esse tipo de bicicleta e que tem chamado a atenção por seu estilo urbano e diferente, relacionando moda e bicicleta.

Quanto aos ciclistas que optam pela bicicleta fixa, estes passam a adquirir até mesmo um novo estilo de vida através da utilização dessa bike, mudando o estilo de pedalar, e até mesmo por toda uma cultura que acompanha esse tipo de bicicleta. A bike fixa não é apenas uma bicicleta antiga que o público ainda insiste em usar, mas uma bicicleta repleta de história e cultura.


Ainda que as bicicletas de roda livre sejam as mais encontradas, principalmente pela facilidade de seu uso, as “antigas” bicicletas fixas nunca foram deixadas para trás, sendo sempre preferência por alguma parcela dos ciclistas, e é claro, utilizadas pelos atletas nos velódromos. 

Nos últimos anos, a fama da bicicleta fixa tem crescido cada vez mais em grandes metrópoles e promete se espalhar novamente pelo mundo, seja como bike, seja como item de decoração.

Esse texto foi uma colaboração de um dos integrantes da equipe do site QC Veículos - Portal com tudo sobre Carros, motos e bicicletas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário